Ocorrências da Sessão (10ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
18:26 - A pedido dos autores, o Secretário Emerson realizou a leitura do PDL 07/2024 e PDL 08/2024.
18:29 - O presidente Silvio determinou o arquivamento do PLO 29/2024, pois o benefício já consta no Estatuto dos Servidores. A pedido do autor da matéria - vereador Arion, o Presidente retirou o arquivamento para que o projeto seja discutido.
18:38 - Foram deliberadas as novas composições das comissões após retomada de vereadores titulares ao mandato. As composições ficaram da seguinte forma. CCJ: Emerson, Madrid e Leandro; CFIN: Marcelo, Mauro e Arion; CEDUC: Diego, Oraci, Carlos Eduardo e Iasmin; CDIV: Ubiratan, Luciano, Iasmin e Jardel; e CE: Jardel, Mauro, Marcelo, Iasmin, Oraci e Luciano.
19:39 - O vereador Luciano foi autorizado a se retirar da sessão.
19:53 - Diego realizou convite para ação beneficiente em prol de Débora Wickboldt, para cobertura de despesas médicas, no 13/04 na comunidade São José.
- ORDEM DO DIA -
PLO 32/2024 - ARION: parabenizou as funcionárias da COOPERSOL. Disse que o local de trabalho delas não possui as mínimas condições de trabalho. Que será destinado caminhão baú para melhorar as condições de trabalho através de emenda parlamentar. Que as colaboradoras são heroínas devido a suas condições de trabalho. JARDEL: disse que todo apoio a Cooperativa é um apoio a comunidade. Que as condições de trabalho devem ser melhoradas. MADRID: disse que está apavorado com a situação do povo e que seu partido nunca fez picuinhas. Fez críticas às Secretarias do Governo Municipal. Falou que a Cooperativa está atirada.
ID 10/2024 - MARCELO MARON: disse que ampliações foram realizadas no governo e solicita que seja feito estudo para viabilização de ensino médio na Escola. Arion, em aparte, parabenizou a iniciativa e relatou que a Escola Secundino da Vila Silva está deixando a desejar, pois faltam professores na rede municipal. ARION BRAGA: disse que está sendo cobrado 9 mil reais de comunidade referente a licença ambiental após construção de poço artesiano em escola do interior. Demonstrou indignação com a situação. DIEGO WOLTER: disse que o ensino médio é responsabilidade do Governo Estadual e a solução pode ser construida. Falou sobre os desafios em fazer gestão e procedimentos adotados para melhorias. Disse que contratações para educação abrangem vários desafios e não é tão simples quanto possa parecer. MADRID: disse esperar êxito na solicitação do vereador Marcelo. Referiu que a cobrança relatada pelo vereador Arion deve ser verificada. JARDEL: falou que há união em prol de objetivos positivos. Que há muito a avançar na área da educação. LEANDRO: parabenizou a indicação, ressaltando a importância da escola na comunidade. Citou as dificuldades enfrentadas no Executivo. MAURO: falou sobre o processo de ampliação e desafios enfrentados para conclusão de obras na Escola. Citou obras inacabadas recebidas de gestões anteriores. Disse que há trabalho exemplar em escolas. ORACI: elogiou a proposição e apoiou a iniciativa. Disse que reconhece o trabalho do diretores escolares. UBIRATAN: comentou sobre o processo de construção da escola. Disse que 25% do orçamento municipal é destinado a educação e é necessário saber avaliar prioridades. Mencionou redução no número de alunos em escolas. CARLOS EDUARDO: disse que a falta de avanços não pode ser justificada por situações de dez anos atrás. Que propostas de melhorias serão apoiadas.
ID 11/2024 - ARION: disse que indicação é uma demanda da localidade. Falou que fez criticas a inoperância do governo. Seguiu manifestando desacordos com a condução do governo. DIEGO: disse que o orçamento da Educação chega a ultrapassar 30% e que enfrentou cenário de constrição financeira na condução da Secretaria de Educação. Que há melhora nos dados educacionais do Município. Que todos problemas não serão resolvidos. Que recursos do FUNDEB não paga a folha dos professores municipais. Aludiu sobre o cenário educacional municipal. MAURO: referiu que há recursos garantidos para melhorias na infraestrutura da escola. Discorreu sobre a forma de condução da educação na gestão atual. MARCELO: disse que a indicação é no sentido de construir. Citou recurso de emenda para construção da cobertura na escola 20 de setembro. Em aparte, Diego comentou sobre o trabalho para recebimento do recurso. Em aparte, Arion chamou a atenção para reconstrução da cobertura da escola Santo Angelo. Em aparte, Emerson manifestou que continua aguardando construção de praça na escola São Luiz Gonzaga desde o inicio de seu mandato. ORACI: parabenizou a condução do vereador Diego na Secretaria de Educação. Disse que os pais financiaram reparo nas instalações elétricas da escola Dom Pedro II. JARDEL: falou que todos são favoráveis a indicação e espera que governo não perca os recursos. Que o Governo é uma bagunça e há abandono total. Oraci ressaltou que não defende o Governo. LEANDRO: mencionou dificuldades enfrentadas pelo Governo frente a escassez de recursos. Disse que defende as coisas boas e critica as que não estão de acordo. Parabenizou a indicação.
ID 12/2024 - MADRID: falou que a comunidade foi iludida quanto a implantação do Centro de Atendimento ao Autista. Citou que a caminhada em prol da causa autista foi politizada, e as escolas somente participaram por ser ano eleitoral. Disse que deseja medidas concretas para amparar a causa e não deve ser utilizada política. DIEGO: disse que é obrigação de todos trabalhar nas causas sociais. Que há regramentos em qualquer ato do ente público. Mencionou que falta o Referencial para inicio dos atendimento do Centro. Referiu sobre o processo de contratação de estágiários. ARION: disse que não tem problemas em reconhecer ações positivas. Que Canguçu abraçou a causa Autista. Que a instalação do Centro está demorada. Oraci, em aparte, mencionou que há desconhecimento de muitos que precisam de ajuda. SILVIO: disse que é apoiador da causa autista, mas discorda do uso político do tema.