Ocorrências da Sessão (33ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

DISCUSSÃO DAS MATÉRIAS DA ORDEM DO DIA

PLO 102/2025

Marcelo Maron (PL): O vereador falou que o projeto surgiu a cerca de uma demanda discutida esse ano e que o Executivo demonstrou vontade em colocar em prática o estacionamento rotativo e pautou que é necessário analisar o quanto a frota de veículos cresceu nos últimos anos. 

Rudinei Borges (PT): O parlamentar comentou sobre a favorabilidade do voto no projeto e cobrou questões que envolvem a acessibilidade. 

Diego Wolter (MDB): O vereador falou sobre a importância da proposta, de modo que a equiparação do número de veículos com o quantitativo populacional urge por identificações resolutivas de possibilidades de melhorias e salientou a necessidade de medidas que valorizem o transporte público como medida de desafogo.

Ritiéli Sampaio (Republicanos): O parlamentar disse que as recentes medidas de trânsito não foram suficientes para abarcar a carga de circulação de automotores na cidade. Ritiéli comentou que é necessário regulamentar o trânsito, sendo o projeto do estacionamento rotativo uma das melhores alternativas. 

Carlos Eduardo Martins (Progressistas): O vereador comentou que algumas adequações e criações do Executivo são necessárias para a implementação do estacionamento rotativo. Em sequência, elencou que apesar de positiva, a iniciativa pode ter impactos financeiros e fiscais.

 

PLO 104/2025

Rubens Vargas (PSD): O vereador falou que o projeto sucateia o transporte escolar, o que implica questões de segurança aos alunos.

Mauro Silveira (MDB): O parlamentar comentou sobre a defasagem das planilhas de custos e elencou que a lei deve ser analisada com mais clareza e embasamento dos edis no que tange a matéria.

 

PLO 122/2025

Rubens Vargas (PSD): O vereador falou que junto com o projeto vota-se a Emenda aprovada anteriormente (Emenda 11/2025).

 

PDL 28/2025

Mauro Silveira (MDB): O vereador comentou sobre a trajetória do Cel. Estêvam, o qual foi fundamental para a instalação do Corpo de Bombeiros de Canguçu. Mauro relembrou como foi o caminho até que se tenha a instalação da corporação, tendo o coronel como agente fundamental.

 

MOÇÃO DE APOIO 11/2025

Rudinei Borges (PT): Solicitou o envio da moção ao CREAS, Conselho da Mulher e Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

INDICAÇÃO 16/2025

Marcelo Maron (PL): O vereador falou que devem ser tomadas medidas na rua supracitada, de modo que preserve a segurança de pedestres e motoristas, devido ao aumento do fluxo de carros desde a instalação do macrotacado no município.

 

INDICAÇÃO 17/2025

Rudinei Borges (PT): Falou sobre a indicação ser uma medida de reforço ao Poder Público.

Diego Wolter (MDB): O vereador comentou que a tramitação de mesmo teor já ocorreu na casa, mas não foi atendida e agradeceu ao vereador proponente pela soma de esforços na pauta.

 

INDICAÇÃO 18/2025

Diego Wolter (MDB): O vereador falou que a caminhada foi construída para que também valorize a agricultura familiar e que o apoio dos pares é importante, através do investimento da Câmara com o repasse do duodécimo.