Ocorrências da Sessão (47ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

18:06 Presidente Jardel justificou ausência da Vereadora Maica Tainara. Vereador Marcio Schwartz exerceu o cargo de Secretário durante a sessão. 

18:11 Presidente Jardel informou que o Vereador Emerson Machado estava em consulta médica, motivo pelo qual não compareceu a sessão.

18:49 O Presidente informou que ocorrerá sessão de interiorização na próxima quinta, 27/11/2025, às 10 horas, na Escola Guido Timm Venzke.

18:53 O Presidente colocou a disposição da Comissão de Finanças a estrutura da Casa para realização de Audiência Pública (solicitada pela CFIN) na próxima quarta ou sexta-feira. O Presidente da Comisssão de Finanças, Mauro Silveira, discordou da sugestão das datas.

Ordem do Dia

Discussão do PLO 177/2025 - Marcelo Maron: referiu que a matéria foi discutida dentro da Comissão, e não concorda com interferências no andamento dos trâmites e decisões das Comissões. Mauro Silveira: falou que é um valor interessante para utilização na infraestrutura rural. Afirmou que não concordou com a inclusão da matéria na semana passada desta matéria, pois desejava valorizar o trabalho da comissão. Expressou que a exemplo de requerimento da comissão, o vereador, quando deseja, pode trancar o andamento de matérias. Marcelo Maron, em aparte, disse que encaminhou pedido de informação acerca de projeto no qual o Executivo solicita empréstimo. Mauro esclareceu que o pedido trata de solicitação da indicação de onde os recursos serão alocados. Eduardo Martins: referiu que nenhuma matéria do governo passado foi trancada, sendo todas votadas. Agradeceu o Vereador Rubens por disponibilizar parecer sobre a matéria. Expressou que todos devem ser responsáveis quanto a suas atitudes e respeita a todos. Que seu papel como vereador é realizar as devidas cobranças. Que é injusto trancar matérias. Ritiéli Sampaio: elogiou as melhorias já realizadas nas vias rurais. Disse que as melhorias são notórias e o recurso beneficiará muito o interior. Pediu que quando leis que tratam de emendas e beneficios à comunidade chegam a Casa, sejam tratados com maior rapidez possível. Diego Wolter: expressou que é um projeto importante com resurso significativo que trará alento aos utilizadores das estradas rurais, nas quais somente o patrolamente é insuficiente, tendo que ser utilizado material. Citou que soube de maneira extraoficial que o Executivo perdeu recursos para construção de duas pontes de concreto. Com relação a matéria que trata de empréstimo ao Município, disse que não pode concordar com justificativas genéricas. Adilson Schuch: mencionou que a suplementação é importante, e que em situações de emergência, a sessão poderia ser suspensa para emissão de parecer e votação, justificando seu posicionamento contra a inclusão da matéria na sessão anterior.

Discussão ID 27/2025 - Marcelo Maron: disse que é um pedido da comunidade devido a vários acidentes ocorridos no local. Rubens Vargas: falou que votará contra a indicação, pois as ruas são estreitas e em praticamente todas esquinas tem paradas obrigatórias, não fazendo sentido a colocação do redutor no local. Eduardo Martins: concordou com o posicionamento do Vereador Rubens, e sugeriu que o Minitério Público deveria ser procurado para auxiliar nas demandas.