Início
Institucional
Mesa Diretora
Bancadas Parlamentares
Blocos Parlamentares
Comissões
Frentes
Parlamentares
Audiências Públicas
Documentos Administrativos
Pesquisar Documentos Administrativos
Atividade Legislativa
Matérias Legislativas
Pautas das Sessões
Relatórios
Sessões Plenárias
Normas Jurídicas
Pesquisar Normas Jurídicas
Câmara de Vereadores de Canguçu
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Abertura
Dados Básicos
Mesa
Presença
Ausência
Explicações Pessoais
Ocorrências da Sessão
Considerações Finais
Retirada de Pauta
Expedientes
Correspondências
Expediente Diversos
Matérias do Expediente
Oradores do Expediente
Ordem do Dia
Matérias da Ordem do Dia
Presença na Ordem do Dia
Oradores da Ordem do Dia
Resumo
Resumo
Expediente Diversos
(33ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
Abertura da Sessão
Invocando a proteção de DEUS, declaro aberta a sessão.
Leitura de Trecho da Bíblia
Nos termos regimentais, convido o vereador Ubiratan Cardoso Rodrigues a proceder à leitura de trecho da Bíblia.
Apreciação da Ata da Sessão Anterior
Coloco em votação a Ata da 32º Sessão Ordinária da 2º Sessão Legislativa da 18º Legislatura, aprovada por unanimidade.
Correspondências
Ofício nº 04/2022 - Convite para cerimônia de encerramento do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvilmento para Juventude Rural, encaminhado pelo Escritório Municipal da Emater-Ascar de Canguçu;<br />Ofício nº 2.906/2022 - Resposta ao Pedido de Informações nº 59/2022, de autoria do vereador César Madrid;<br />Ofício nº 2.910/2022 - Resposta ao Pedido de Informações nº 61/2022, de autoria do vereador Arion Braga (anexos estão no SAPL e na pasta do Vereador no Público);<br />Ofício nº 2.911/2022 - Resposta ao Pedido de Informações nº 62/2022, de autoria do vereador Jardel Souza de Oliveira;<br />Ofício nº 2.916/2022 - Resposta ao Pedido de Informações nº 55/2022, de autoria do vereador Arion Braga;<br />Ofício nº 2.920/2022 - Resposta ao Pedido de Informações nº 56/2022, de autoria do vereador Arion Braga (anexos estão no SAPL e na pasta do Vereador no Público);<br />Ofício nº 2.921/2022 - Resposta ao Pedido de Informações nº 57/2022, de autoria do vereador Arion Braga;<br />Ofício nº 2.929/2022 - Pedido de Prorrogação de Prazo para Resposta ao Pedido de Informações nº 54/2022, de autoria do vereador Arion Braga;<br />Ofício nº GRC 269/2022 - Resposta da CEEE Equatorial ao Ofício nº 119/2022/SCV, que encaminhava cópia do Pedido de Informações nº 53/2022, de autoria do vereador Diego Romão Helvig Wolter;<br />Ofício nº 2.940/2022 - Resposta ao Pedido de Informações nº 60/2022, de autoria do vereador Arion Braga;<br />Ofício nº 007/2022- Pedido de adiamento de votação de matéria, pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
Comunicações
Correspondências Expedidas
Manifestação Popular
Grande Expediente
<strong>FRANCISCO ROMEU DA SILVA VILELA: </strong>Falou sobre a questão da saúde e da presença do Secretário Luciano Bertinetti, sendo necessária a agilidade no processo, o que não está ocorrendo, principalmente em exames e cirurgias simples. Referiu que há espera por exames desde 2017 e que a saúde não é prioridade na gestão atual, ao passo que há grande investimento em iluminação pública. Destacou que não há especialidades em saúde em Canguçu, sendo isso responsabilidade do município. Que não estão sendo realizadas mamografias e que a demora agrava o câncer. Argumentou que os procedimentos possuem valor elevado, não sendo possível custeá-los. Disse que a Câmara faz sua parte, legislando, mas que o executivo não cumpre, como no caso dos animais na rua, sendo que devem identificar os donos e os animais, a fim de possibililtar a circulação das pessoas na rua. <br /><strong>EMERSON HENZEL MACHADO - </strong>dispensa a palavra. <br /><strong>DIEGO ROMÃO HELWIG WOLTER - </strong>não se encontra.
Explicação Pessoal
Tempo de Lideranças
Jardel Souza de Oliveira: Disse que o governo é marcado pela falta de diálogo e pelas desculpas em relação aos problemas do município. Referiu que as pessoas pedem ajuda aos vereadores para cuidar da saúde, pois não há no município. Que os agentes públicos colocam a culpa nos funcionários, mas que é mais uma desculpa, pois há carros disponíveis. Que há centenas de mulheres esperando a realização de exame de mamografia. Destacou que a Central de Veículos deve funcionar, havendo condições para tanto, mas que o Prefeito deve definir as suas prioridades. <br />Arion Braga: Comentou que houve um acidente nas proximidades do CFC envolvendo um servidor público e que a secretária Vanessa apoiou o funcionário no local, mas que se não fosse a sua intervenção não haveria sequer a realização de uma tomografia. Exemplificou o caso de um cidadão que faz hemodiálise e que não tem horas para retornar para a casa, pois o Município não presta efetivamente o serviço. Além disso, que as máquinas da prefeitura não consertam as estradas, mas estavam arrumando pista de rodeio. Referiu que as cestas básicas foram entregues em más condições para os agricultores no 5º distrito.<br />Marcelo Romig Maron: Falou sobre o preço de tabela do fumo, que está defasada. Que hoje o teto é R$ 16,00, o que está abaixo do valor que deveria ser. Disse que a qualidade do produto é inferior. Que isso é característica do mercado, devendo haver concorrência entre as empresas, mas que há empresas pagando R$ 19,00, quando o fumo é bom.<br />Diego Romão Helvig Wolter: Relatou que estava representando a Casa na formação de uma turma Empreendedorismo Rural na Emater, a qual foi preparada para a Sucessão Rural. Que ficou combinado que alguém da contabilidade do Executivo vem explicar, na próxima sessão, algumas matérias de origem do Executivo que tratam de recursos financeiros.
Vetos
Tempo de Presidência
Orçamento da Câmara
Convocações
Pedidos de Informações
Manifestações