DIEGO WOLTER: saudou os presentes na Sala de Reuniões e da mesma forma os que acompanhavam a sessão via YouTube. Disse que talvez Mauro e Rodrigo falam em nome de várias regiões do município. Disse que sempre haverá cobranças, que sabe que o momento é delicado, mas que é momento de se unir, momento de fazer as cobranças e seguir trabalhando juntos pra resolver o problema, não só da Estrada dos Farrapos mas das localidades no geral. Fez referências a semana do aniversário de Canguçu e ao Festcap.
ARION BRAGA: falou da alegria e da confirmação de vitória de uma luta antiga, que aflingia as famílias do município, a doação de sangue no município através do Hemocentro ratificado pelo ofício nas correspondências da sessão.
CESAR MADRID: falou que a bancada Progressista trabalha e faz acontecer. Diz que o papel do vereador é cobrar e quem começou a luta pela vinda do Hemocentro foram os pares da Casa. Insinuou que suas colocações em sessão anterior fizeram com que o vereador Marcelo Maron retirasse sua pré-candidatura a Prefeito.
UBIRATAN RODRIGUES: disse que o vereador Madrid se equivocou ao dizer que o vereador Maron tirou sua pré-candidatura a majoritária pelas suas falas. Falou de suas andanças no fim de semana verificando as estradas e que esteve em contato com Vanderlei, responsável pela empresa que na ocasião daria manutenção na ERS 265 e que o trabalho seria retomado.
MAURO SILVEIRA: saudou e deu boas vindas ao moradores da Vila Silva que estavam na Casa. Falou que as estradas são problema recorrente no município, mas que o momento que se vive desde setembro/2023 tem sido desafiador. Disse que no último mapeamento da Sec de Infraestrutura Rural havia mais de 270 pontos de atoladores, que a situação é horrível e é o pior cenário dos últimos 20-30 anos. Disse que irá seguir fazendo o seu trabalho e irá auxiliar no necessário para retomada das estradas.
EDUARDO MARTINS: cumprimentou o pessoal do 3º distrito que estavba presente no plenário. Respondendo o vereador Leandro disse que jamais vai descontruir um trabalho bem feito por parte do Executivo, independente do partido. Disse que nunca teve problema em elogiar o calçamento comunitário e a troca das pontes de madeira por galerias e pontes de concreto. Entretanto, disse que não pode aceitar que se olhe para o que foi feito no passado justificando os erros de agora. Disse que todos os partidos que passaram pelo governo erraram e que se o candidato do seu partido vencer a próxima eleição isso não impedirá de continuar fazendo as cobranças porque esse é o seu papel como vereador. Falou ainda que a sua bancada é a que mais trás recursos ao município e de lei de sua autoria aprovada na casa e vetada pelo Prefeito a respeito dos poços artesianos, e que então o Executivo ingressou uma lei com o mesmo teor.
LEANDRO EHLERT: falou das caminhadas no interior no fim de semana. Reiterou que a luta contra os estragos feitos pelas fortes chuvas não é exclusividade de Canguçu e lamentou a situação das estradas. Ainda, convidou a comunidade a se fazer presente no Festcap. Falou que no dia subsequente a sessão já estaria entrando em contato com Mauro para dar retorno sobre o trator da associação. Trouxe a informação de que são quase 80 pontes de madeira foram substituidas por de concreto, galerias e bueiros. Finalizou dizendo que é necessário os vereadores cobrarem os seus Deputados por recursos.
JARDEL OLIVEIRA: falou da ótima notícia recebida se referindo as doações de sangue que acontecerão agora no município através do hemocentro de Pelotas. Que foi uma grande luta da Câmara Municipal. Também, falou das estradas e que o Executivo Municipal ignorou os pedidos dos parlamentares e da comunidade, pediu respeito a população do interior.
MARCELO MARON: falou que é verdade que existem muitos problemas, que o trabalho não esta andando como realmente deveria e que também tem cobrado os Secretários mas nem sempre as demandas são resolvidas de forma rápida. Ainda, falou do grande número de pontes que foram substituidas e rebateu a fala do vereador Madrid quanto a sua pré-candidatura a majoritária do Município.