CARLOS EDUARDO: comentou sobre a fala da veterinária Natália na Sessão e a possível ilegalidade do PLO 67/2024. Falou que ares-condicionados no cemitério municipal estão fora de funcionamento. Que há dificuldade de veículos escolares cumprirem sua rota devido as condições das estradas.
JARDEL: disse que as pessoas que residem no interior sofrem com abandono da Administração. Que ônibus do interior não conseguiu chegar a Cidade. Que as estradas facilmente ficam intransitáveis devido as chuvas. Mencionou manifestação da veterinária Natália e disse que é necessário estudar mais e verificar a legalidade das matérias.
ORACI: parabenizou Natália por sua explanação. Disse que somente dessa forma se conhece as irregularidades da Administração. Que o Governo Municipal corrigiu falhas em serviços na farmácia municipal e posto de saúde da florida apontadas por ele em sessão anterior.
LEANDRO: falou sobre as dificuldade em relação as estradas no Município. Que a manutenção de estradas rurais é um problema em todos municípios. Que o setor agrícola deve ser defendido.
UBIRATAN: comentou sobre o movimento que está sendo realizado em defesa do setor agrícola. Disse que muitos produtores não conseguiram realizar sua colheita, principalmente na cultura da soja. Que é necessário fazer com que o Governo Federal enxergue o problema do setor agrícola.
MAURO: disse que há um pedido de socorro do setor Agro. Mencionou eventos em defesa da pauta. Disse que não há ações do Governo Federal. Comentou sobre a suspensão do processo de compra de arroz. Convidou para audiência pública na próxima segunda na Casa e evento em Rio Pardo na próxima sexta-feira com relação ao tema.
XICO: justificou sua ausência na sessão anterior devido estar acompanhando sua esposa hospitalizada em Porto Alegre. Parabenizou seu assessor Deivid, Bruna e todos formandos no curso técnico em contabilidade, cuja formatura aconteceu no Clube Harmonia. Disse que representou a Casa no evento de formatura.
DIEGO: referiu sobre dados de avaliação da educação municipal. Disse que houve melhora na avaliação. Abordou a pauta de defesa do setor agrícola frente a sua importância para economia e eventos que serão realizados em relação ao tema.
MADRID: disse que há assuntos importantes sendo debatidos na Casa. Que esteve em Porto Alegre na semana passada e que foi criada uma subcomissão para tratar sobre tabaco aquecido na Assembléia. Que será votada a regulamentação do tabaco aquecido. Que é importante participar do debate do tema. Que também há debate quanto a produção de arroz.
SILVIO: falou que no ano passado o Governo não disponibilizaou recursos do PRONAMP. Que médios produtores tiveram que buscar linhas de crédito alternativas e agora há dificuldades em quitar suas obrigações. Que está inviável plantar frente ao alto custo. Que o Governo não ampara o médio produtor. Comentou sobre contrabando e uso de cigarro eletrônico. Em aparte, Iasmin trouxe dados em relação a dependência do cigarro eletrônico e problemas de saúde causados por ele.
MARCELO: referiu que os agricultores do Município aderiram a luta em prol da defesa do setor agrícola. Que o Governo Federal ajuda muito pouco em relação a reconstrução do Estado. Que o Governo Lula publicou Medida Provisória em benefício dos irmãos Batista. Que a conta da medida cairá sobre a população brasileira. Que é necessário cobrar do Governo Federal medidas em favor do Estado.