Ocorrências da Sessão (19ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
18:19 - Jardel solicitou a inclusão para discussão e votação do PLO 73/2025 na ordem do dia.
18:53 Abertura da Ordem do Dia.
Discussão do PLO 33/2025
Jardel Oliveira (Progressistas): O Presidente, autor do projeto, comentou sobre a situação que envolveu o veto, de modo que houve um equívoco na informação dada pelos solicitantes.
Marcelo Maron (PL): O vereador corroborou na discussão do impasse sobre a aceitação ou derrubada do veto.
Discussão da EMENDA 10/2025
19:26 O vereador Rubens Vargas (PSD) solicitou votação em destaque a referida emenda.
Rubens Vargas (PSD): O parlamentar questionou acerca do texto da emenda que trata da emenda que versa sobre a adesão ao Refaz, de modo que a redação pode causar dúvidas.
De forma simbólica, foi votada a alteração do artigo 4º, sendo rejeitada por maioria.
De forma simbólica, foi votada a alteração do artigo 8º, sendo aprovada por unanimidade.
Discussão PLO 57/2025
Mauro Silveira (MDB): O vereador falou sobre o projeto, de modo que apontou o descompasso entre o que foi prometido pelo Executivo durante a campanha com o que foi textualizado no Projeto de Lei.
PLO 62/2025
Paulo Bauer (MDB): Comentou sobre as motivações para proposição do referido Projeto de Lei Ordinária. Falou, ainda, acerca da importância da doação de sangue e da necessidade de fomento de iniciativas pertinentes no município.
Ritiéli Sampaio (Republicanos): Falou acerca da importância do Projeto de Lei, congratulando a iniciativa do parlamentar autor.
Jardel Oliveira (Progressistas): O parlamentar falou sobre a urgência da pauta da doação de sangue.
Marcelo Maron (PL): O vereador parabenizou o autor pela iniciativa, de modo que destacou a conscientização através do programa que institui nas escolas o debate inicial da pauta.
Discussão PLO 64/2025
Diego Wolter (MDB): O parlamentar falou sobre o quanto o Projeto de Lei somará às iniciativas e discussões da pauta da educação. Diego comentou acerca do inter e intra diálogo que a pauta, se aprovada, proporcionará.
Mauro Silveira (MDB): O vereador congratulou o parlamentar pela proposição do tema, elencando que a matéria é analisada num momento que, para o parlamentar, é delicada e não tênue na pasta da educação. O parlamentar comentou acerca da provável queda de investimento, em relação ao mesmo quadrimestre do ano passado. Ao final da sua fala, Mauro elencou problemas técnicos e administrativos que cerceiam a educação.
Discussão do PDL 7/2025
Paulo Bauer (MDB): Comentou sobre as motivações para proposição do referido Projeto de Lei Ordinária. O vereador falou acerca dos pormenores que prejudicam os consumidores da energia elétrica fornecida pela CEEE Equatorial, elencando, também, que a ineficácia das ações da companhia comprometem, de modo direto e indireto, a economia municipal, bem como a produção agrícola e a manutenção dos serviços aos munícipes.
Ritiéli Sampaio (Republicanos): O vereador falou sobre as ações do Executivo Estadual que culminaram na precariedade do fomento energético no município, elencando o quanto isso tem prejudicado a população, que tem sofrido com as altas tarifas e o descaso no atendimento pela agência de energia elétrica.
Discussão do PLO 73/2025
Marcelo Maron (PL): O vereador falou que a Casa Legislativa cumpre seu papel ao abordar o Projeto de Lei de modo que, mantendo a concordância com as demandas, elas possam ser atendidas.
Mauro Silveira (MDB): O parlamentar comentou sobre a visita das Damas de Caridade, no qual culminou a votação de um Projeto na sessão. Como segundo ponto, o vereador questionou sobre qual equipamento será comprado para o HCC.
Jardel Oliveira (Progressistas): O vereador falou que será efetuada a compra de um Foco Cirúrgico, para realização de pequenas e médias intervenções cirúrgicas.
Diego Wolter (MDB): Comentou sobre a necessidade de aprovação da iniciativa, de modo que, através do recurso oriundo da Câmara, a saúde do município será favorecida.